Estimador de Tendências: Melhorando suas Análises no Forex

Mike 2008.05.16 15:37 37 0 0
Anexo

Hoje, vamos falar sobre um estimador de tendências que pode ser muito útil para você que opera no Forex. Esse sistema é semelhante ao Bandas de Bollinger (BB), mas foi desenvolvido para resolver o problema do atraso que vem com as técnicas de média convencionais. As médias regulares fornecem informações sobre eventos que ocorreram há metade do período de média que você está considerando.

Esse estimador utiliza um algoritmo parecido com o que você provavelmente encontra no canal padrão do MT, ajustando uma linha reta através de um número fixo de períodos. O resultado é a última pontuação, além de dois canais de desvio, cuja largura pode ser ajustada pelo usuário.

Algumas Observações Importantes:

• Sou novo na programação em MQL4 (mas não sou novato em programação em geral), então pode haver erros no código ou maneiras de otimizá-lo. Se você notar algo, por favor, me avise que eu conserto ou compartilhe suas sugestões.
  • Eu prefiro usar a média geométrica em vez da média linear, mas você pode mudar isso na função "get_avg" se preferir. A média geométrica é menos sensível a variações extremas, o que a torna uma ótima escolha para o meu estilo de operação.
  • Na minha experiência, esse sistema funciona melhor em gráficos horários com dados dos últimos 5 dias (120 pontos) ou em gráficos de 4 horas com dados de 20 dias (120 pontos).
  • Os canais de desvio não são exatamente canais padrão, já que o desvio acima e abaixo da tendência é calculado separadamente e talvez não esteja 100% correto (minha especialidade é matemática, não estatística, infelizmente).

Espero que essa ferramenta ajude você a aprimorar suas análises e a tomar decisões mais informadas nas suas operações!

Lista
Comentário 0