Guppy: O Indicador de EMAs para Traders no MetaTrader 4

Mike 2015.07.08 21:09 67 0 0
Anexo

O indicador Guppy, desenvolvido por Daryl Guppy, é uma ferramenta poderosa para traders que buscam identificar tendências de curto e longo prazo. Ele é composto por 6 Médias Móveis Exponenciais (EMAs) com períodos de 3, 5, 8, 10, 12 e 15, que indicam a direção e a força da tendência de curto prazo, voltada para especuladores. Em conjunto, utilizamos outro grupo de 6 EMAs com períodos de 30, 35, 40, 45, 50 e 60, que representam a tendência de longo prazo, focando em investidores. Daryl Guppy recomenda a utilização desses indicadores especialmente em gráficos diários, mas eles também podem ser aplicados em outros intervalos de tempo, como M15 ou H1, mantendo os mesmos períodos e configurações.

Eu desenvolvi esses indicadores permitindo que você altere o tipo de Média Móvel, o período e o preço aplicado, como: alta, baixa, abertura, fechamento, preço típico e preço ponderado das barras usadas para calcular as médias. Essa flexibilidade permite que você adapte o indicador para o intervalo de tempo que melhor se adequar ao seu estilo de negociação ou para torná-lo mais sensível a pequenas variações na tendência atual.

Ambos os grupos de EMAs podem ser usados para medir o consenso ou a discordância entre esses dois tipos de traders: investidores e especuladores. Isso proporciona uma compreensão mais clara da dinâmica entre eles, possibilitando entradas mais acertadas em favor da tendência atual ou antecipando mudanças iminentes.

Para mais informações sobre como usar o indicador, você pode visitar:

Um ponto importante a notar é que, quando os dois grupos de EMAs estão paralelos e próximos, tanto entre si quanto entre os grupos, isso indica que investidores e especuladores estão em grande concordância, sinalizando que um movimento significativo está prestes a ocorrer. Lembro-me de um trecho do livro "Market Wizards" que fala sobre o silêncio em Wall Street antes de grandes movimentos; é uma sensação que todos os traders conhecem bem.

Vale ressaltar que não sou programador, criei este indicador para uso pessoal e agora quero compartilhar com vocês. Nesta segunda versão, adicionei a possibilidade de deslocar as médias móveis, como recomendado pelo usuário file45.

Guppy Short

Input Parameters

Suppy Long and Short

Lista
Comentário 0