Exemplo de Singleton: Como Utilizar em EAs no MetaTrader 4

Mike 2015.11.18 19:20 17 0 0
Anexo

Fala, galera! Hoje vamos falar sobre o padrão Singleton e como ele pode ser útil ao desenvolver um EA (Expert Advisor) no MetaTrader 4. Esse é um conceito que muitos programadores utilizam, mas que muitas vezes fica de lado por conta da sua complexidade.

O padrão Singleton é uma maneira de garantir que uma classe tenha apenas uma única instância durante a execução do programa. Para fazer isso, o construtor da classe é definido como privado, evitando assim que outras partes do código possam criar novas instâncias dela.

Enquanto trabalhava no meu EA, percebi que era crucial ter certeza de que um determinado objeto não tivesse mais de uma cópia. Embora eu não ache que a complexidade do meu EA justifique a implementação do Singleton, achei que valia a pena pela clareza que traz ao código.

Alguns programadores criticam o uso de Singletons, mas com as tecnologias de compilação mais recentes, muitos dos problemas técnicos que existiam antes foram resolvidos. Infelizmente, não encontrei muitos exemplos desse tipo de implementação, então decidi compartilhar um modelo funcional que pode ser usado hoje em dia.

Se você tem sugestões ou quer contribuir para melhorar o código, fique à vontade! Adoraria ouvir suas ideias.

Exemplo de Singleton em Funcionamento

Lista
Comentário 0