Maximus vX Lite: O Expert Advisor para MetaTrader 4

Mike 2013.05.28 14:57 20 0 0
Anexo

Olá, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês o básico sobre o Expert Advisor Maximus, que pode ser uma mão na roda para quem está começando a trabalhar com consolidações no gráfico. Para quem não sabe, a consolidação de preços é aquele momento em que o mercado parece estar ‘parado’, sem fazer movimentos significativos por um tempo. O Maximus é projetado para identificar essas consolidações passadas, marcá-las no gráfico e abrir operações quando os limites dessas consolidações são atingidos.

As duas linhas verdes no topo representam uma consolidação de compra (que pode também resultar em uma operação de venda na direção oposta), enquanto as duas linhas vermelhas na parte inferior definem uma consolidação de venda (que pode também levar a uma operação de compra). As linhas brancas marcam o início e o fim de onde a consolidação foi identificada. Se você não vê as linhas brancas, isso significa que a consolidação foi identificada com base em pontos pivôs, que podem ser 1.2500, 1.2600, 1.2700, etc., para o par EUR/USD. Bem simples, não é?

Parâmetros do EA. Os parâmetros que configuram o EA são semelhantes aos usados nas versões anteriores do Maximus (dá uma olhada nas informações do meu perfil):

• delay_open – após esse período, uma nova operação pode ser aberta (1 - 15 minutos, 2 - 30 minutos, etc.); o timer reinicia após cada operação;
  • distance – pontos a partir da consolidação após os quais uma operação é aberta;
  • period – após esse tempo, uma nova busca por consolidações é realizada (em horas);
  • range – intervalo mínimo entre as consolidações superior e inferior;
  • risk – define o tamanho do lote; quanto maior o valor, menor o lote;
  • stop_loss – não deve ser alterado;
  • trail – geralmente deve aceitar os mesmos valores que o range.

Limitações. O código acima:

1. funciona apenas em conta demo e somente com o par EUR/USD;
  2. depende de variáveis globais que devem ser removidas antes de cada nova sessão;
  3. não inclui uma gama completa de funções que seriam ideais para finalizar a lógica do advisor (cálculo automático e compensação de perdas potenciais, rastreamento de picos baseados na desvio padrão, otimização automática de novos parâmetros de negociação, operações “add-on”, operações “contra a tendência”, sons e impressão de erros);
  4. contém uma série de erros intencionais, portanto, NÃO DEVE ser utilizado em contas reais, mesmo se modificado;
  5. pode ser utilizado somente com depósitos de 5 dígitos.

Método de Procedimento. Novatos no Forex, a sua tática direta de "vou te acabar em um minuto testando por 3 anos" vai falhar, assim como aconteceu com muitos. Nenhum advisor consegue passar por um teste de 3 anos com os mesmos parâmetros. Mesmo que consiga, você provavelmente terá um lucro próximo de zero. Portanto, o método básico de procedimento é o mesmo descrito para outras versões do Maximus (confira mais informações no meu perfil). Resumindo: otimize 1-1.5k variações durante um período de 1-2 semanas, buscando os parâmetros mais lucrativos e negociando na semana seguinte com base nesses novos parâmetros. Utilize o gráfico H1 para EUR/USD, e todos os cálculos são feitos com base no timeframe de 15 minutos.

Brainstorming. Meu objetivo é discutir essa abordagem de negociação baseada em consolidações. Estou ansioso para ouvir sugestões sobre melhorias nas consolidações. Por exemplo, na imagem abaixo, temos: 1) uma consolidação em uma parte inferior de uma tendência de alta de longo prazo e 2) uma consolidação de uma tendência de baixa que se esgotou. Esses são diferentes tipos de consolidações. Seria interessante integrar algum tipo de classificação e, quem sabe, abrir lotes diferentes conforme as consolidações. O que vocês acham?

Considerações Finais. Não vou ler mensagens internas, qualquer discussão deve ser aberta e desenvolvida nesta página. Se você me pedir para implementar métodos de depósito de 4 dígitos, outros instrumentos, modificar o funcionamento sem variáveis globais, ou explicar o que é consolidação, eu vou apenas bocejar.

Lista
Comentário 0