Como Calcular Níveis de Suporte e Resistência no Trading

Mike 2008.04.26 19:23 20 0 0
Anexo

Autor: ug

O indicador que vou te apresentar foi desenvolvido seguindo a metodologia do Vladislav Antonov, um nome conhecido entre traders. Não encontrei esse indicador disponível na internet, então decidi criar um eu mesmo. Vamos entender como funcionam os níveis de suporte e resistência.

Não preciso te explicar o que são suporte e resistência, né? Existem várias maneiras de identificar os níveis de preço, mas eu aplico meus próprios cálculos. As linhas de suporte e resistência dinâmicas são determinadas pelas médias móveis (MA), enquanto as estáticas são calculadas a partir de um período de tempo maior.

Como Calcular os Níveis Intraday

Para calcular os níveis intraday, siga estas orientações:

• Para uma hora: Utilize os valores de High, Low e Close do candle de uma hora anterior.
  • Para um dia: Pegue os valores de High, Low e Close do candle do dia anterior.
  • Para uma semana: Utilize os valores de High, Low e Close do candle da semana anterior.

No meu método, eu calculo os níveis de suporte e resistência com base no candle diário do dia anterior. Assim, esses níveis são válidos durante todo o dia, mas precisamos recalculá-los no dia seguinte. Por exemplo, se pegarmos o candle diário de 02.11.06: High = 1.2786, Low = 1.2736 e Close = 1.2780, podemos estabelecer os níveis para o dia atual e aplicá-los em todos os gráficos em timeframes menores que um dia. No dia seguinte, teremos que calcular novos níveis.

Métodos de Cálculo

Existem três métodos de cálculo conforme o tamanho do candle anterior:

• Reduzido: Níveis para um mercado fraco. Se o mercado fechou com um candle grande, acima de 200 pontos, esse método é mais adequado, pois espera-se uma correção, levando o mercado a ficar lateral.
  • Normal: Níveis para um mercado com volatilidade média. Candles diários variam entre 100 e 200 pontos. Esse método é bom quando observamos um crescimento ou queda estável, com candles de tamanho semelhante.
  • Ampliado: Níveis para um mercado volátil. Quando o mercado se contrai em um triângulo e se torna lateral, espera-se um movimento forte em breve, e os níveis devem ser usados com uma faixa de preço ampliada. Qual método aplicar depende da sua própria pesquisa e das estatísticas coletadas.

Eu, pessoalmente, não sigo rigidamente esses métodos. Muitas vezes, confio na minha intuição e no padrão de preços que espero ver. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendo dar uma olhada [neste link](http://www.viac.ru/ds/21950).

Lista
Comentário 0