Se você já se viu em uma situação em que fez uma ordem e, de repente, teve que sair, não entre em pânico! Este EA, o TradeProtector, vai definir um Stop Loss inicial (caso você ainda não tenha feito isso) e, assim que sua posição atingir o lucro configurável, o TradeProtector começará a aplicar um Trailing Stop proporcional.
A ideia para este EA surgiu de uma experiência que vivi: eu havia aberto uma posição, mas precisei sair rapidamente. Configurei um SL razoável, mas o que aconteceu?
Durante minha ausência, minha posição alcançou 40 pips de lucro, mas o mercado reverteu e, ao invés de garantir o ganho, o SL inicial foi atingido, resultando em uma pequena, mas desnecessária, perda.
Confesso que não sou fã de trailing stops, pois quando a tendência está favorável, imagine que após algumas horas você está com 120 pips de lucro. Se o meu trailing stop estiver ajustado para 35 pips, que era razoável no começo, ele pode acabar com esse trade vencedor caso ocorra uma correção de 38%.
Por isso, prefiro o Trailing Stop proporcional, que é definido pela fórmula:
ProportionalSL = | PreçoAtual - PreçoAbertura | x Razão - Spread
Supondo que eu defina a Razão como 55%. No exemplo anterior, eu conseguiria cerca de 15 pips de lucro, o que é melhor do que nada. E se a tendência continuar, uma correção de 40% (0,38 Fib) - não importa qual seja o ponto de reversão - não interromperia meu trade.
Há também uma parte que não estou completamente certo, mas que por padrão está desligada. Eu a chamo de Escape - quando seu trade atinge uma perda significativa, você geralmente ficaria feliz em fechá-lo até mesmo com um pequeno lucro ou uma perda menos impressionante. Assim, você pode definir um nível 'perturbador' de perda após o qual gostaria de ativar essa função, e então um lucro ou perda que o deixaria satisfeito em fechar aquele trade. Na maioria dos casos, se os stops forem configurados corretamente, isso não será necessário, mas decidi deixar no código, por precaução...
Então, vamos lá:
Coloque este EA no gráfico M1 ou M5.
Defina:
- logging=1 - se você quiser registros no diretório MQL4\Files;
- nTrailingStop [pips] - stop trailing inicial. Ele será usado até sua operação alcançar o lucro = nPropSLThreshold;
- nPropSLThreshold [pips] - após alcançar esse lucro, o trailing stop proporcional será utilizado;
- dPropSLRatio [decimal] - fator multiplicador (PropSL = Lucro * dPropSLRatio - Spread);
- nUseEscape [1 ou 0] - escape de trades mal posicionadas assim que alcançarem um lucro mínimo;
- nEscapeLevel [pips] - tamanho da perda após a qual queremos que nosso trade termine assim que alcançar o próximo máximo;
- nEscapeTP [pips] - nível de take profit em pips (você pode definir um valor negativo - assim será uma perda que você ficaria satisfeito em obter, caso seu trade alcançasse um valor negativo impressionante em pips).
Comentário 0